segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto musical na Educação infantil

Justificativa:


As crianças de 4 e 5 anos conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis ao som, procurando assim atender as necessidades dessa faixa etária.
Pois nesta fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons (alto, baixo, agudo, grave). Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos ou moderados.
A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação, e na higiene e nas expressões artísticas.



Habilidades:

Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliação do vocabulário;
Reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
Identificar o esquema corporal e os órgãos do sentido;
Produzir marcas gráficas;
Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo.

Competências:

Comunicar-se de maneira clara,expressando seus desejos, vontades e sentimentos;
♫ Alimentar-se de maneira tranquila e com boa coordenação; 
♫ Distinguir cada som produzido no ambiente;
♫ Gostar e ter prazer de escutar músicas.


Objetivos de Aprendizagem :


 ♫ Desenvolver a sensibilidade na audição;
 ♫ Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
 ♫ Explorar, conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
 ♫ Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
 ♫ Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos emitir; 
 ♫ Explorar diferentes materiais  instrumentais.
 ♫ Ouvir e cantar músicas de gêneros e ritmos.
 ♫ Observar alguns instrumentos musicais, reconhecendo o som de alguns deles.
 ♫ Visitar a casa da cultura.
 ♫ Pesquisar e reconhecer alguns músicos famosos.
 ♫ Confeccionar instrumentos musicais.
 ♫ Ampliar o repertório de músicas infantis e cantigas de roda.

Procedimentos:

 1. De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
 2. Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano ( observando alguns sons ao redor, objetos trazidos pela professora e CD de sons diversos ).
3. Escrever a letra de músicas a serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de desenho.
4. Brincar de imitar os sons dos animais.
5. Pesquisar com as famílias alguns músicos brasileiros e qual o gênero musical que eles cantam.
6. Caixa surpresa – Explorando os sons.
7. Confeccionar instrumentos musicais com sucata:
♫ chocalho
♫ Tambor
 violão
8. Brincar com sucata diversas, retirando dela diferentes sons.
9. Cantar com as crianças, realizando as diferentes coreografias.
10. Contar histórias, poesias e brinquedos cantados.
11. Proporcionar diferentes atividades de arte, com músicas para estimular a criatividades:
♫ Sulfite com carvão;
 Colagem com areia tingida;
 Colagem com retalhos de E.V.A.
Colagem com serragem;
 Sulfite com giz de cera, canetinhas, lápis de cor (diversificar o suporte: camurça, cartolina, papelão, papel cartão, etc.).;
 Pintura com tintas caseiras;
 Pinturas com: guache, cola colorida e glitter.
12. Identificar sons cotidianos e desenhar em folha de sulfite o que produziu o som.
13. Apresentar para crianças alguns instrumentos musicais.
14. Confeccionar instrumentos musicais com com sucatas.
20. Gravar um CD das principais músicas do projeto e gravar uma música onde as crianças cantem.

Produto final: Apresentaçao a comunidade escolar dos instrumentos musicais  e de todos os  materiais criados pelas crianças e apresentação das músicas cantadas durante todo o projeto . 

Dança, música e deficiência auditiva

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível trabalhar música com deficientes auditivos, sendo eles capazes de “responder a ela através da dança e da expressão corporal. De forma adequada a cada ritmo e de maneira intensa e alegre” (Pedrinelli & Teixiera,  1994).
O trabalho com a música pode ter dois objetivos: a música por si só ou ainda fins terapêuticos (enriquecimento do vocabulário, melhoria da auto-imagem, estimulação da leitura labial, desenvolver ritmicidade na fala e introdução ao mundo sonoro).
Para tanto, a criança deve ser estimulada a “descobrir e a perceber as vibrações sonoras através de todo o seu corpo (tocar instrumentos, realizar movimentos rítmicos com o corpo, palmas, etc)” (Pedrinelli & Teixeira, 1994).
“A utilização de música e dança não deve ter o intuito de ‘normalizar’ a criança com dificuldade de comunicação verbal, preconizando essencialmente a sua oralização. O ser humano como sistema complexo apresenta uma infinidade de aspectos que devem ser abordados. Assim, o mais importante é promover o seu bem-estar, auxiliar sua auto-aceitação e auto-valoração, a reconhecer suas limitações e tirar o máximo de proveito de suas infinitas potencialidades”  (Pedrinelli & Teixeira, 1994)

                Dia das Mães no Centro Educacional do
  
                            Deficiente Auditivo - CEDAU


                                         
                                            Hino nacional cantado em libras.

               

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Começando em casa...

                         

Não se deve esperar que apenas a escola estimule a criança. Deve-se, ao contrário, oferecer a ela um leque variado de experiências musicais para que perceba diferenças entre estilos, letras, velocidades e ritmos (trabalhando assim a atenção e a discriminação auditiva) e permitir que faça escolhas e sugira repetições, o que geralmente a criança pequena faz com frequência, como forma de aprendizagem e recurso de memorização (desta forma ela estará trabalhando a memória auditiva).

                                              

Aprendendo o alfabeto cantando.

         


 Português 


                                                             
        Inglês

Música e Educação: um casamento que dá certo.


  

 De acordo com o dicionário, música é a arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. É a habilidade de exprimir sentimentos por meio dos instrumentos e/ou da voz.
A música faz parte de toda a nossa vida, antes mesmo de sairmos da barriga de nossas mães. É a música que nos faz lembrar de momentos especiais, pessoas e lugares. Elas são capazes de nos fazer rir, chorar e dançar sem parar.
A nossa experiência com a música começa muito cedo, antes mesmo de a gente nascer. É que os bebês que ainda estão na barriga da mamãe já podem reconhecer vários sons. A gente cresce, e a música só vai aumentando em importância na nossa vida.
O contato direto com a música desde os primeiros anos de vida colabora positivamente para o bom desenvolvimento da criança. Quem tem contato com a música desde bebê tende a ser mais criativo, ter uma boa coordenação motora, além de escrever corretamente e memorizar dados mais facilmente.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma.
A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas.
A música é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Músicas para o aconchego:


 Cantaroladas pelos pais, as canções de ninar podem fazer parte da rotina da creche. Saiba como usá-las para estreitar os laços com a família dos pequenos.

                                                               

Sobre ritmos e sons:

Para ampliar o repertório na pré-escola, mostre às crianças diferentes músicas, varie o som dos instrumentos e peça que cantem e ouçam.


                                               

A garotada entra no ritmo com as danças de roda:

As crianças rodopiam e cantam canções com temas para lá de variados: barata, peixe, feiticeira... Além de ser um ótimo exercício físico, essa brincadeira ajuda a desenvolver a fala.

                                                  
                                         

Coletânea de cantigas de roda:

 
As brincadeiras de roda desenvolvem os movimentos e a oralidade, além de colaborar com a iniciação musical na pré-escola.


                                                     

A importância da Música:


Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são
atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical,além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.

A música tem ainda o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato
com a música aprende a conviver melhor com outras crianças e estabelece um meio de
se comunicar muito mais harmonioso. A música torna toda criança mais feliz.