Justificativa:
As crianças de 4 e 5 anos conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis ao som, procurando assim atender as necessidades dessa faixa etária.
Pois nesta fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons (alto, baixo, agudo, grave). Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos ou moderados.
A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação, e na higiene e nas expressões artísticas.
Habilidades:
♫ Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliação do vocabulário;
♫ Reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
♫ Identificar o esquema corporal e os órgãos do sentido;
♫ Produzir marcas gráficas;
♫ Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo.
Competências:
♫ Comunicar-se de maneira clara,expressando seus desejos, vontades e sentimentos;
♫ Alimentar-se de maneira tranquila e com boa coordenação;
♫ Distinguir cada som produzido no ambiente;
♫ Gostar e ter prazer de escutar músicas.
Objetivos de Aprendizagem :
♫ Desenvolver a sensibilidade na audição;
♫ Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
♫ Explorar, conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
♫ Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
♫ Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos emitir;
♫ Explorar diferentes materiais instrumentais.
♫ Ouvir e cantar músicas de gêneros e ritmos.
♫ Observar alguns instrumentos musicais, reconhecendo o som de alguns deles.
♫ Visitar a casa da cultura.
♫ Pesquisar e reconhecer alguns músicos famosos.
♫ Confeccionar instrumentos musicais.
♫ Ampliar o repertório de músicas infantis e cantigas de roda.
Procedimentos:
1. De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
2. Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano ( observando alguns sons ao redor, objetos trazidos pela professora e CD de sons diversos ).
3. Escrever a letra de músicas a serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de desenho.
4. Brincar de imitar os sons dos animais.
5. Pesquisar com as famílias alguns músicos brasileiros e qual o gênero musical que eles cantam.
6. Caixa surpresa – Explorando os sons.
7. Confeccionar instrumentos musicais com sucata:
♫ chocalho
♫ Tambor
♫ violão
8. Brincar com sucata diversas, retirando dela diferentes sons.
9. Cantar com as crianças, realizando as diferentes coreografias.
10. Contar histórias, poesias e brinquedos cantados.
11. Proporcionar diferentes atividades de arte, com músicas para estimular a criatividades:
♫ Sulfite com carvão;
♫ Colagem com areia tingida;
♫ Colagem com retalhos de E.V.A.
♫Colagem com serragem;
♫ Sulfite com giz de cera, canetinhas, lápis de cor (diversificar o suporte: camurça, cartolina, papelão, papel cartão, etc.).;
♫ Pintura com tintas caseiras;
♫ Pinturas com: guache, cola colorida e glitter.
12. Identificar sons cotidianos e desenhar em folha de sulfite o que produziu o som.
13. Apresentar para crianças alguns instrumentos musicais.
14. Confeccionar instrumentos musicais com com sucatas.
20. Gravar um CD das principais músicas do projeto e gravar uma música onde as crianças cantem.
Produto final: Apresentaçao a comunidade escolar dos instrumentos musicais e de todos os materiais criados pelas crianças e apresentação das músicas cantadas durante todo o projeto .
Nenhum comentário:
Postar um comentário